Casa ou Apartamento?!

Qual imóvel combina mais comigo e minha família?

A escolha da moradia ideal — seja casa ou apartamento — tem a ver com aliar os desejos e as necessidades relacionados à qualidade de vida da família a um valor que caiba no orçamento doméstico, de preferência com condições de pagamento facilitadas.
Para quem está em busca de um imóvel para chamar de seu, conhecer as vantagens e as desvantagens de morar em casa ou apartamento é fundamental. Só assim é possível se decidir e ter a certeza de fazer a melhor escolha para o seu futuro e da sua família.

Para saber quais fatores devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão tão importante, acompanhe este post e tire todas as suas dúvidas!

Como se decidir entre casa ou apartamento?

Para ajudar, listamos, abaixo, algumas vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento. Confira!

Morar em casa

  • Espaço extra: para famílias com filhos e/ou animais de estimação, ter uma casa com quintal permite que eles brinquem ao ar livre sem a necessidade de ir a parques ou praças públicas;
  • Você define as prioridades: não há necessidade de chegar a um consenso coletivo, por meio de votação em assembleia conduzida por um síndico, sobre em quais melhorias investir, pois as decisões cabem, exclusivamente, à própria família;
  • Privacidade: Em uma casa você pode ficar mais à vontade; terá mais liberdade e ficará longe de olhares curiosos.
  • Não há taxa condominial: com exceção de casas situadas em condomínios horizontais fechados, casas em vias abertas não têm que pagar taxa condominial.

Desvantagens:

  • Custo elevado: como não há rateio das despesas, os gastos com manutenção — indispensáveis para a conservação do imóvel — ficam inteiramente a cargo do proprietário e, muitas vezes, superam a economia obtida com a ausência da taxa condominial;
  • Falta de segurança: a inexistência de portaria ou sistemas de segurança — a menos que o proprietário providencie por conta própria — tornam as casas mais vulneráveis. Hoje em dia é até necessário erguer altos muros para proteger a residência.

.

Morar em apartamento

  • Mais segurança: a portaria assegura o controle de quem entra e sai do prédio, bem como evita que desconhecidos o incomodem no dia a dia. Além disso, a existência de um sistema de vigilância completo afasta criminosos;
  • Praticidade: é muito mais fácil cuidar de um apartamento do que de uma casa, visto que basta limpar os cômodos internos — já que as áreas externas contam com prestadores de serviço. Vale ressaltar que, devido à distância da rua, até mesmo a poeira trazida pelo vento é menor;
  • Melhor qualidade de vida: apartamentos com condomínio, costumam contar com uma infraestrutura completa, com direito a áreas verdes, churrasqueira, parquinho, quadra e muito mais, com diversão garantida para toda a família.
  • Economia: mesmo com a taxa condominial, se os gastos com a manutenção do imóvel e a redução das despesas com lazer e academia de ginástica forem colocados no papel, o custo de morar em um apartamento é bem menor do que em uma casa.

Desvantagens:

  • Compromisso: apesar das vantagens embutidas na taxa condominial (manutenção das áreas externas do imóvel, segurança reforçada, espaços de lazer e etc.), trata-se de uma conta que deve ser paga mensalmente, para não se tornar inadimplente.

Por isso, é importante pesar fatores como preço, localização, segurança e qualidade de vida para saber se o bem reúne tudo o que sua família espera de um lar.

Como saber quando vale a pena se mudar?

Se mudar sempre vale a pena, desde que o custo-benefício seja melhor. Morar em um apartamento bem localizado, com infraestrutura completa de lazer e serviços, pagando um valor que caiba no bolso, não é impossível.

Por isso, cada vez mais pessoas têm optado por deixar a casa alugada rumo ao apartamento próprio. Como mostrado, decidir-se entre viver em casa ou apartamento não é uma tarefa das mais fáceis. Porém, basta um pouco de reflexão para acertar na escolha e conseguir realizar o sonho de morar em um lar ideal!

Quer se manter informado sobre o universo imobiliário de maneira prática?

Author
Virgínia Fonseca
[carousel-horizontal-posts-content-slider]